POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

O combustível paraense é um dos piores do Brasil, aponta a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O Ministério Público Estadual (MPE) afirma que isso se deve à ‘máfia dos combustíveis’. Impostos abusivos para a entrada legal de combustível no estado propiciam a corrupção dos postos, trazem prejuízos ao erário, a empresários e consumidor, alega o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sindepa). A demora no processo entre a análise dos combustíveis e a fiscalização seria uma das razões pelas quais os responsáveis pela baixa qualidade dos combustíveis e irregularidades no abastecimento do estado não são punidos.
Os dados levantados na pesquisa da ANP até junho apontam o álcool paraense como o terceiro pior do País. A média nacional de não conformidade é de 2,9%, enquanto que no Pará a marca chega aos 4,7%, o que já representa uma redução na comparação com os resultados acumulados nos três primeiros meses de 2008. A gasolina do estado também é de baixa qualidade, apontada como a oitava pior do Brasil, com 2,7% de amostras fora dos padrões estabelecidos contra os 2% nacionais. Já o sexto pior óleo diesel brasileiro vem do Pará, com também 2,7% de irregularidades, contra a média brasileira de 2,3%.
As áreas que mais apresentaram combustível ruim foram Belém, Santarém, Parauapebas, Xinguara, São Félix do Xingu, Abaetetuba, Cametá, Tucuruí, Castanhal, Vigia, São Francisco do Pará, Salinópolis, Capanema e Bragança. Em Santarém, a gasolina apresentou, em junho, 13,8% de alterações nas 29 amostras coletadas e o álcool teve 10% de irregularidades em 10 amostras.
Vale salientar que o consumidor deve comprar onde tem confiança e jamais ir em busca apenas do menor preço, quem usa adulterar os produtos geralmente não se estabelece.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: