IBOPE INTELIGÊNCIA

O mais conceituado Instituto de pesquisas do Brasil, como não se cansa de adjetivá-lo o nosso prefeito e seus seguidores, parece já não ser tão fidedigno assim. Veja o que ocorreu no norte do Estado. Por aqui tem candidato e cabo eleitoral que enfiam as duas mãos no fogo por esse Ibope Inteligência. Vão acabar queimados!

8 Respostas to “IBOPE INTELIGÊNCIA”

  1. Anonymous Says:

    Zé É o PMDB da Bel.

    Auditoria para desmascarar Ibope

    Ricardo Noblat acaba de publicar em seu blog que Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional, me telefonou há pouco para dizer que o PMDB na Bahia decidiu pedir auditoria em pesquisas do Ibope. “Não é possível que resultados de pesquisas do Ibope comecem a circular antes mesmo de elas serem aplicadas”, queixou-se Gedel. “E de os resultados que circulam se confirmarem mais tarde. Acho que Gabeira tem razão”.

    O deputado Fernando Gabeira, candidato do PV a prefeito do Rio, lançou suspeição sobre pesquisas do Ibope. Ele disse:

    – Nossos advogados estão acompanhando o trabalho do Ibope desde que descobrimos que o instituto é contratado pelo PMDB para fazer pesquisas diárias. Os levantamentos apresentados tendem a trabalhar na margem de erro para criar uma situação, enfraquecer minha candidatura e fortalecer o Crivella. É como criar uma espécie de bicho-papão Crivella contra o salvador, que seria o PMDB. O Ibope está usando sua sede de Salvador como fachada para essas operações. (Leia mais Gabeira diz que Ibope manipula dados).

    deu em o globo
    Gabeira diz que Ibope usa sede para manipular dados

    Um dia depois de Ibope e Datafolha divergirem sobre a diferença de intenções de voto entre sua candidatura e a de Marcelo Crivella (PRB), o candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV) resolveu detalhar ontem uma acusação que vem fazendo desde o início da campanha. Disse que o instituto usa sua sede em Salvador como fachada para receber os pagamentos do PMDB, que encomendou pesquisas no Estado do Rio.

    Em troca, disse Gabeira, o Ibope usaria as margens de erro para manipular seu desempenho, estimulando um cenário de segundo turno entre Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes, candidato do PMDB. O Ibope apontou uma diferença de 14 pontos dele para Crivella, enquanto o Datafolha são apenas três pontos.

    — Nossos advogados estão acompanhando o trabalho do Ibope desde que descobrimos que o instituto é contratado pelo PMDB para fazer pesquisas diárias. Os levantamentos apresentados tendem a trabalhar na margem de erro para criar uma situação, enfraquecer minha candidatura e fortalecer o Crivella. É como criar uma espécie de bicho-papão Crivella contra o salvador, que seria o PMDB. O Ibope está usando sua sede de Salvador como fachada para essas operações — disse Gabeira, em terceiro lugar nas duas pesquisas.

    Um dos episódios em que o Ibope, segundo Gabeira, teria manipulado números serviu para tirá-lo da lista dos candidatos entrevistados pelo telejornal RJ-TV, da TV Globo. A emissora usou os dados do instituto como critério para selecionar seus convidados.

  2. José Omar Says:

    Zé Dudú, cabem duas correções na sua postagem:a primeira, de ordem geográfica: santarém fica no OESTE do Estado do Pará, assim como Parauapebas fica no SUDESTE.
    A segunda, esclarece a questão da soma dos percentuais de uma pesquisa:
    FONTE; GUIA DA PESQUISA ELEITORAL:
    Data de publicação: 16/06/2004
    Guia de Leitura de Pesquisa Eleitoral – QUANDO A SOMA DOS PERCENTUAIS NÃO TOTALIZAM 100%:

    Os resultados das pesquisas também podem não totalizar 100% das respostas. Isso ocorre devido a arredondamentos e não a erros.
    É muito comum em pesquisas com 400 entrevistas encontrar tabelas que totalizam 98% ou até 102%, principalmente quando a quantidade de alternativas de resposta é grande. Por exemplo, caso existam vários candidatos com 0,5% de intenções de voto, todos eles sairão com 1% nas tabelas, fazendo com que a soma das porcentagens possa chegar a 102%. Isto porque as porcentagens que variam de 0,0% a 0,4% são arredondadas para 0% nas tabelas e as que vão de 0,5% a 0,9% são arredondadas para 1%.

    José Omar

  3. Anonymous Says:

    só na escola do Darci e o Ibope inteligente é que as contas não batem,deve ser por isso que a nossa educação está do jeito que está.
    a educação e parauapebas está inversamente proporcional a candidatura de darci enquanto a educação desce, segundo as pesquisas o prefeito sobe. Dá para entender isso, será que as pessoas vão votar em pessoas que não dão conta de aumentar os indices da educação. Só as urnas dirão.

  4. Anonymous Says:

    muda o nome para ibope biltre, combina melhor

  5. Anonymous Says:

    Dia 05 ta chegando, ai vmos ver se o IBOPE é serio ou se tem gente por aí com dor de cotovelo.

  6. Anonymous Says:

    g9lo

    CONFIRMADO!!!!

    CLÁUDIO NÃO É MAIS CANDIDATO!!!

    SUA CANDIDATURA FOI IMPUGNADA ONTEM A NOITE EM BELÉM!!!!!

  7. Anonymous Says:

    g9lo

    perdão.
    a candidatura de Cláudio foi impugnada em Brasília.

  8. Anonymous Says:

    g9lo

    NESSE EXATO MOMENTO cLÁUDIO ESTÁ NEGOCIANDO O APOIO (em palanque) À DARCI.

    detalhe:
    OS CANDIDATOS A VEREADOR DA COLIGAÇÃO DE CLÁUDIO EINDA NÃO RECEBERAM A NOTIFICAÇÃO!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: