BOCA DE URNA NAS ELEIÇÕES 2008

A propaganda eleitoral no dia do pleito é proibida por lei. A boca-de-urna, como é chamada, embora seja muito praticada, pode resultar em detenção e multa.
Os eleitores devem ficar atentos para não correrem o risco de cometer crimes no dia das eleições.
De acordo com a Lei 9.504/97, dependendo da infração cometida, os eleitores podem ser punidos com até um ano de detenção. Não é permitido qualquer tipo de propaganda de partidos políticos ou de candidatos em publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou adesivos em vestuário, de maneira coletiva.
Apesar da proibição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que o eleitor pode manifestar sua preferência eleitoral, seja pelo uso de camisetas, bonés, broches ou adesivos em roupas ou veículos particulares, de forma silenciosa ou individual, ou seja, desde que a iniciativa não caracterize-se como boca-de-urna.
Já o vestuário dos fiscais partidários pode conter apenas o nome e a sigla do partido ou coligação. Também é proibida a aglomeração de pessoas ou veículos com materiais de propaganda de candidatos ou partidos, assim como o transporte de eleitores.

Punição – Segundo a legislação eleitoral, a pena prevista para os crimes eleitorais vai desde a detenção por seis meses a um ano, substituível por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multas que variam de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Uma resposta to “BOCA DE URNA NAS ELEIÇÕES 2008”

  1. Anonymous Says:

    pode crer que essa lei nao pega o PT

    VIU QUANTAS IRREGULARIDADES ACONTECEU QUE SUPOSTAMENTE NAO PODERIAM ACONTECER CADA CANDIDATO FORTE TEM DOIS MIL BOCA DE URNA QUERO DIZER COMPRA POR 50 REAIS CADA VOTO EITA POVINHOOOOOOOOOOO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: