15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto ficou determinado que, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.


Parabéns a todos os professores do Brasil e em especial aos de Parauapebas, verdadeiros heróis que com brilhantismo ensinam nossos filhos.

Pesquisa – Quase metade dos professores, que comemoram, nesta quarta-feira, o seu dia, acredita que educação piorou nos últimos anos. Apesar do cenário negativo, mais de 60%, tanto da escola pública quanto da particular, acreditam que essa situação vai melhorar.

Anúncios

5 Respostas to “15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR”

  1. Anonymous Says:

    Nesses 60% com certeza nao tem nenhum professor de Parauapebas, aqui as coisas tendem a piorar, mesmo o Prefeito sendo tambem um ex-professor.

  2. Anonymous Says:

    Mesmo enfrentando muitas dificuldades,existem professore que dâo tudo de si por seus alunos,outros apenas,mal o dever,ainda assim todos merecem mais atençâo,e respeito dos governantes,muitos trabalham desmotivados. Meus elògios para professores: AVONE{HISTORIA,{GEOGRAFIA} RAIMUNDA{BIOLOGIA}

  3. Anonymous Says:

    vi a postagem do blooger,esperei,esperei,esperei mais um pouco para ver se aparecia algum internauta mesmo que anônimo para expresar algum sentimento em razão ao dia de um dos profissionais mais importantes de nossas vidas,este profissional e um primeiro em nossa vidas ,quem ai esquece a mãe,a primeira namorada a professora e tantas outras pessoas em nossas vidas,agora esquecer [o professor e a professora realmente e demais e nào dar valor as nossas vidas, nossas riquesas, nossa cultura,aos principios]ô país de pessoas de memoria curta viu..parabéns aos professores pelo seu dia,muita fôrça sabedoria e que [DEUS]abençoe a todos e a todas neste país de memorias curtas, realmente só ele por todos nós e principalmente por estes profissionais tão desvalorizados pelos politicos e pela sociedade.. PARABÉNS

  4. Anonymous Says:

    Há um discurso antigo entre os que pretendem se eleger nos cargos públicos: Vamos melhorar a educação. Vamos investir em educação. Aí passa ano e vem ano, e nossa educação continua de mal a pior. Para onde vão os investimento previstos em educação a cada ano? Os secretários de Educação que agora o digam. Se os professores não são lembrados em seu dia é porque a educação vai mal, não pelos professores, mas pelos investimentos na educação que se existem são precários no limite. Discursos são os mais bonitos, mas práticas voltadas para melhorar a educação, não existe. Parabéns aos professores! Que professores? Os políticos – esses sim sabem das coisas – só não querem que outros aprendam. Mas também, aprender o quê?

  5. Anonymous Says:

    ELES JA TIVERAM SEUS DIAS DE GLORIA QUANDO EMPUNHAVAM AQUELA BANDEIRA VERMELHA LUTANDO POR SEU MESTRE AGORA E SO COLHER OS LOUROS
    SEM VALOR.
    SEM AUMENTO.
    SEM ABRIR A BOCA.

    SERA QUE AUMENTA O NUMERO DE PROFESSOR NAS SECRETARIAS?????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: