PARÁ UNIDO CONTRA A DENGUE

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) deseja envolver gestores municipais e população em geral numa campanha de controle da dengue no Estado do Pará. Trata se da regionalização da campanha apresentada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

“Pará Unido Contra a Dengue” é o slogan da campanha pela conscientização. O objetivo é alertar a população e mobilizar profissionais e agentes de saúde para identificar e eliminar os focos do mosquito, e evitar o aumento do número de casos, durante a estação das chuvas.

O trabalho será realizado em parceria com as demais secretarias estaduais e municipais, tal como: Secretaria de Educação, de Meio Ambiente, de Integração Regional, além de órgãos como os conselhos municipais de saúde.

Além disso, coleta de lixo e abastecimento de água devem ser regularizados em todo o Estado que são os eternos e grandes vilões do combate à dengue.

Até o início de outubro foram notificados 23.084 casos de dengue no Estado, sendo 75 casos de dengue hemorrágica com 15 óbitos confirmados por dengue no Pará.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos e Notificações – Sinan, os municípios paraenses com maior número de casos são: Parauapebas (3.049), Belém (2.926), Santarém (2.138) e Conceição do Araguaia (1.455).

Para conter uma possível epidemia da doença em todo o estado, a Sespa já solicitou dos municípios prioritários a elaboração de um Plano Municipal de Contingência no Controle da Dengue. Neste documento, gestores municipais devem estipular como vai acontecer o fluxo de pacientes, criação de forças tarefa para enfrentar momentos de crise. Isso trará ações do Estado no sentido de evitar a proliferação da doença e preparar profissionais para um rápido diagnóstico e o correto tratamento dos pacientes.

Colaboração: Sespa

3 Respostas to “PARÁ UNIDO CONTRA A DENGUE”

  1. Jorge G Says:

    Evaldo se manterá no cargo para administrar essa empreitada contra a dengue?

  2. Anonymous Says:

    Plano Municipal de Contingência? a nossa Saúde é OPÇÃO e não direito, é esperar pra ver.

  3. Anonymous Says:

    o pará pode estar contra a dengue mas com certeza parauapebas esta do lado dela pois depois de tantas epidemias que nem sequer sao notificadas eles tem coragem de falar que os casos sao isolados. paciencia…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: